Detalhes da notícia

Por Dielson Kleber Pickler | Postado em: 03/05/2017 - 19:28
Projeto "Semeando Sonhos" tem início com alunos da Escola Walter Fontana
Um dos objetivos do projeto é proporcionar um momento lúdico e de reflexão das crianças por meio da contação de histórias na Biblioteca da Vila Pioneiro
Projeto

Um ambiente todo decorado, até parecia que estava mesmo chovendo, e o personagem da história bem ali na sua frente, contando tudo o que aconteceu. Como se o narrador tivesse saído de dentro do livro e estivesse bem na sua frente. Foi nesse clima que os alunos do 4º ano da Escola Walter Fontana participaram do primeiro dia da 6ª edição do projeto de contação de histórias “Semeando Sonhos”, realizado pela Biblioteca Pública Municipal – extensão da Vila Pioneiro.

A atividade aconteceu na manhã desta quarta-feira (03) em uma das salas da Biblioteca Pública. Olhos atentos e vários sorrisos enquanto a história ia se desenrolando. Esse era um dos objetivos do projeto, proporcionar um momento lúdico e de reflexão, além de promover o gosto pela leitura. “As histórias infantis têm papel fundamental na formação do indivíduo, tornando-o criativo, crítico e capaz de tomar decisões”, explica a assistente em biblioteca, Silvia Moreira Corrêa da Cruz. 

Ela explica que quando se conta uma história, deve-se ter em mente que aquele momento será de grande valia para a criança, porque através desses contos será formado um banco de dados de imagens que será utilizado nas situações interativas vividas por ela.

No primeiro semestre deste ano serão atendidas, em média, 480 crianças de quartos e quintos anos oriundas das escolas municipais Carlos João Treis, José Pedro Brum (CAIC), Tancredo Neves e Walter Fontana. A contação de histórias será realizada nas quartas-feiras no período matutino (das 9h às 10h) e no período vespertino (das 14h às 15h).

 

“Um Pipi Choveu Aqui”

A história contada nessa edição do projeto é “Um Pipi Choveu Aqui”, de Sylvia Orthof. Na sequência, os alunos farão a dobradura de um guarda-chuva, um dos itens que ilustra a história.

“Um Pipi Choveu Aqui” aborda uma questão vivenciada por algumas crianças em sala de aula e espera-se que ao ouvir a narrativa, as mesmas se identifiquem com o personagem e, além de divertir-se, possam minimizar os seus conflitos.

 

A história

A narrativa fala de Pedro-Pedroca, que na sala de aula está ouvindo a professora dona Carola falar sobre a chuva e o como ocorre o seu processo. De tanto ouvir falar de água, pingos e mar, o personagem sente uma imensa vontade de fazer pipi, mas a professora não o deixa sair da sala. O menino tenta, então, usar a teoria da aula e comprovar se seu pipi também irá evaporar. Tristonho pela vergonha que passa em aula, expulso devido ao pipi esparramado no chão, Pedroca acaba vingado quando percebe (será imaginação?) que seu pipi pode ter virado uma enorme chuva para molhar dona Carola.

A história é contada pela assistente em biblioteca, Silvia Moreira Corrêa da Cruz, com a colaboração e o envolvimento da equipe da biblioteca, Florinda de Oliveira, Michelle Cornélius Uber, Valdirene dos Santos e Victor Gabriel  Balmant de Souza.



Compartilhe:
Notícias relacionadas

Fale conosco
Integração, a sua rádio
Uma programação preparada especialmente para você!
Rua Dom Pedro II - 1581 - Centro - Toledo PR
© 2017 | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw