Detalhes da notícia

Por PABLO KOVAL | Postado em: 04/08/2017 - 16:49
Comdet aprovação reestruturação e busca avanços
Integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Comdet) reuniram-se para discutir a reestruturação da Lei nº 2084 de 12 de dezembro de 2011, que instituiu o órgão, na manhã de quinta-feira (03), nas dependências do campus local d
Comdet aprovação reestruturação e busca avanços

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) foi representada por seus diretores e conselheiros e participaram demais componentes, entre eles, secretários municipais, representantes da sociedade civil e empresários.

Conforme o presidente do Comdet, Renato Tracht, diretor e representante do campus local da PUCPR, o objetivo foi aprovar questões que visam a reestruturação do órgão. As alterações vinham sendo discutidas há alguns meses. "São questões expressivas para potencializar a ação do Conselho, como por exemplo, mudanças na forma de representação das entidades, para ampliar a representatividade, a criação de um fundo de desenvolvimento econômico para Toledo,  para  que o órgão tenha capacidade de execução dos projetos, entre outros aspectos", explica Renato.

Em parceria com a Acit, desde julho o Comdet passou a funcionar na entidade, tendo como suporte a contratação de um consultor, por meio do Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste (IDR-Oeste), instalado na Associação e que atuará junto ao Conselho na execução dos projetos. 

Segundo Tracht, a proposta de ter um executivo é extremamente importante para fazer o Conselho funcionar efetivamente. "Temos uma massa intelectual de conhecimento muito ampla dentro do Conselho. Porém, como todos são voluntários, nos faltava um 'braço' para executar as ações. Por isso, surgiu a parceria maior com a Acit e o IDR, que tem executado inúmeros projetos de sucesso no município, além de serem atividades bastante complementares”, comenta.

A Acit, uma das entidades que incentivou e apoiou a criação do Comdet, baseada no modelo bem sucedido do Codem, de Maringá, tem em vista o grande papel de indutor do desenvolvimento que o Conselho possui e busca auxiliar na promoção de avanços neste sentido. "Viabilizamos a contratação de um executivo para assessorar a presidência, porque entendemos a necessidade do Conselho em avançar no seu papel estratégico", ressalta o presidente da entidade, Flávio Furlan.


Eleição

Ainda na reunião de quinta-feira foi aprovada e marcada convocação de  eleição da nova diretoria do Conselho, para 24 de agosto. "Como atual presidente, foi definido que eu deveria conduzir o processo de reestruturação do Comdet e, então, passar o desafio para a nova gestão", frisa Tracht.



Compartilhe:
Notícias relacionadas

Fale conosco
Integração, a sua rádio!
Uma programação preparada especialmente para você!
Rua Dom Pedro II - 1581 - Centro - Toledo PR
© 2017 | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw