Detalhes da notícia

Por PABLO KOVAL | Postado em: 18/01/2018 - 15:44
Atenção: Vacina da Febre Amarela é dose única e não necessita de reforço
As pessoas que já tomaram uma dose não precisam se vacinar de novo
Atenção: Vacina da Febre Amarela é dose única e não necessita de reforço

A Vigilância Epidemiológica de Toledo faz um alerta à população que está procurando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A vacina contra Febre Amarela é dose única e não necessita de reforço. Ao ser vacinado, as pessoas recebem um comprovante de vacinação válido em todo o território nacional e internacional. Esse documento deve ser levado na viagem.

A vacina é ofertada gratuitamente e está disponível em todas as UBSs.  “Toledo não tem casos de Febre Amarela. O Paraná já era considerado área de risco e a vacinação já acontecia há muito tempo, diferentes de outros Estados”, explica a enfermeira Cleunice Sarturi. 

Segundo ela, por conta de casos registrados em outros Estados a procura pela vacina nas UBSs do município aumentou nos últimos dias, mas a maioria está com a dose em dia e não precisa de reforço mesmo indo para uma área de ocorrência de casos.  “Muitos não sabem que a dose é única. Portanto, a orientação é que antes de procurar a UBS verifique no cartão de vacinação. Quem tomou a dose única está protegido por toda a vida”.

VAMOS VACINAR?

Férias, viagem e as vacinas estão em dia? Neste mês de janeiro, muitas famílias aproveitam para viajar, mas e a carteira de vacinação das crianças está atualizada? A Vigilância Epidemiológica reforça para que os pais procurem as UBSs e os filhos recebam as doses. O horário de atendimento é das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. É preciso levar a carteira de vacinação e o documento. Além de crianças e adolescentes, os adultos também devem se imunizar. Ao todo, são 16 tipos de vacinas disponíveis. A orientação é que a pessoa leve a carteira de vacinação na viagem.

MENINGITE C

Os adolescentes com idade entre 11 e 14 anos precisam tomar a vacina da meningite tipo C que foi incluída no calendário de vacina em 2017 e ampliada neste ano.



Compartilhe:
Notícias relacionadas

Fale conosco
Integração, a sua rádio!
Uma programação preparada especialmente para você!
Rua Almirante barroso, 2018, CEP 85900-020 Centro Comercial Catedral, sala 18
© 2018 | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw