Detalhes da notícia

Por SECOM/Prefeitura Toledo | Postado em: 10/09/2018 - 07:48
Escolas e CMEIs terão as primeiras eleições diretas para direção
Segundo a Secretaria de Educação, a unificação do processo de escolha dos Diretores de Escolas e CMEIs favorece e fortalece o princípio da Gestão Democrática nestas unidades, além de garantir melhor gestão na organização do processo.
Escolas e CMEIs terão as primeiras eleições diretas para direção

Neste ano, além das eleições para presidente, senadores e deputados, teremos em Toledo as eleições para diretores das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), no dia 08 de novembro de 2018.

Na Rede Municipal de Ensino de Toledo, o processo de gestão democrática nas instituições públicas atendem, com a eleição de diretores e a constituição de Conselhos Escolares, ao processo de democratização que a legislação nacional estabelece.

Uma das metas do Plano de Governo é unificar a eleição de diretores das Escolas Municipais e dos CMEIs. Essa meta foi regulamentada com a LEI “R” Nº 3, de 12 de janeiro de 2018, que apresenta no seu Art. 3º a prorrogação do mandato dos diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil, eleitos em novembro de 2015 para gestão de um ano. Com a alteração, o término da gestão passa para o final do ano letivo de 2018. Essa prorrogação teve como objetivo unificar as eleições dos diretores de escolas municipais e dos CMEIs.

Segundo a Secretaria de Educação, a unificação do processo de escolha dos Diretores de Escolas e CMEIs favorece e fortalece o princípio da Gestão Democrática nestas unidades, além de garantir melhor gestão na organização do processo.

A Secretária Municipal de Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, destaca que “ao escolher seu gestor é garantido à comunidade escolar participar, de forma consciente e responsável, das decisões do funcionamento geral da escola. Na concepção de uma gestão democrática, torna-se fundamental que a comunidade escolar compartilhe seus desejos, suas aspirações e o projeto de trabalho da instituição de ensino, numa busca intensiva para a melhoria da qualidade de ensino. Cabe ao diretor eleito articular a construção coletiva de um projeto que busque a construção de uma escola de qualidade para todos. Assim, o gestor da escola ou CMEI, deve pretender articular-se com o Conselho Escolar e com os diferentes agentes da instituição em torno de uma causa comum, ou seja, a execução do Projeto Político Pedagógico”, frisa.

Para organizar e coordenar o processo de eleição de diretores(as) de escolas e CMEIs, foi constituída uma Comissão Especial. A Instrução Normativa nº 003/2018, de 20 de agosto de 2018, publicada no Órgão Oficial do Município no dia 24 de agosto, estabelece normas para o pleito.

Encontro com pré-candidatos(as)

A Secretaria de Educação realizou na noite desta quarta-feira (05), no Auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura, um encontro com todos os pré-candidatos a diretor/a das instituições de ensino. O encontro contou com a participação do Assessor de Governo, Professor Carlos Alberto Piacenti, que abordou o tema “Planejamento Estratégico”. Piacenti enfatizou a necessidade do diretor ter um planejamento claro e que envolva toda a comunidade escolar para alcançar as metas e objetivos pretendidos.

Em seguida, a Secretária da Educação apresentou os aspectos a serem observados na elaboração do Plano de Gestão, bem como o esclarecimento de dúvidas e/ou informações sobre o processo eleitoral, conforme estabelece o Art.30 da Instrução Normativa Nº03/2018, elaborada pela Comissão Eleitoral da Secretaria Municipal da Educação.

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro acontece o Curso de formação pedagógico-administrativa aos candidatos eleitos ou indicados a direção para o pleito de 2019-2020.



Compartilhe:
Notícias relacionadas

Publicidade
Notícias mais lidas
Publicidade
Fale conosco
Integração, a sua rádio!
Uma programação preparada especialmente para você!
Rua Dom Pedro II - 1581 - Centro - Toledo PR
© 2018 | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw