Detalhes da notícia

Por SECOM/Prefeitura Toledo | Postado em: 02/10/2018 - 07:50
Nova Central de Especialidades é inaugurada na Vila Pioneiro
A Central de Especialidades homenageia o radialista Osvaldo Luiz Ricci, falecido em 6 de agosto 2013 em decorrência de complicações causadas pela diabetes. O comunicador nasceu no ano de 1945 na cidade de Ponta Grossa-PR. O radialista mudou-se para Toledo
Nova Central de Especialidades é inaugurada na Vila Pioneiro

A saúde é uma das principais necessidades de toda a população e, por isso, a preocupação com essa área é inerente. Em Toledo, a gestão pública tem trabalhado para que a saúde tenha qualidade e seja um direito de todos. Pensando nisto foi inaugurada na segunda-feira (1º), a Central de Especialidades.

A Central de Especialidades funcionava no Jardim Gisela, em anexo a Secretaria Municipal de Saúde. Foram investidos na execução das obras R$ 837.535,77, provenientes da Associação dos Portadores de Lesões por Esforços Repetitivos (APLER).

Complexo de Saúde da Vila Pioneiro

A nova Central de Especialidades faz parte do Complexo de Saúde da Vila Pioneiro que abrange o Mini-hospital Doutor Jorge Nunes reinaugurado em abril de 2017; a Farmácia Comunitária e a Central de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Complementares, que está sendo construída em frente a Piscina Pública Aldo Bello. Ações que fazem parte do Plano de Governo.

O prefeito Lucio de Marchi enfatiza o cuidado que a gestão tem tomado para levar saúde de qualidade à população. “Este será mais um espaço que busca dar o total auxílio à população, atendendo a todos de maneira digna, até porque saúde é coisa séria e direito de todos, não apenas de poucos privilegiados e esta gestão é comprometida com a saúde”. Ele agradece a APLER pela destinação dos recursos que viabilizaram a obra.

A Central de Especialidades tem uma média de seis mil atendimentos mês. No primeiro semestre de 2018 foram realizadas 39.769 consultas especializadas. A maior procura foi na ortopedia que registrou 2.048 consultas, ainda foram executados 44.693 exames laboratoriais.

De acordo com a Secretária de Saúde Denise Liell, o novo espaço ajudará a elevar o número de atendimentos. “Nossa demanda é muito grande o que dificultava o trabalho de toda a equipe no antigo espaço. Agora poderemos elevar o número de atendimentos e atender melhor a população de todo o município. Além disso, poderemos promover a adequação do Programa de Atenção Domiciliar (PAD)”, destaca.

Maior demanda em Ortopedia

Dos 39.769 atendimentos realizados no primeiro semestre deste ano, 2.048 foram na área de ortopedia. A procura maior por ortopedia se deve ao grande número de acidentes registrados no município. O paciente é atendido na emergência e depois retorna para Central de Especialidades, onde recebe um acompanhamento específico.

“Essa obra contribui com nosso desenvolvimento em função de que aqui teremos um espaço maior e adequado. Antigamente contávamos com apenas sete consultórios e agora teremos 17. Na área de ortopedia como o número de atendimentos é considerável, um local maior é ainda mais importante para o atendimento adequado”, salienta a diretora de Atenção Especializada Larissa Ribeiro.

População bem atendida

A Central de Especialidades é mais uma estrutura na área de saúde, que atenderá a população com maior conforto e comodidade. O espaço deve ampliar o número de atendimentos nas especialidades uma das maiores demandas da saúde no município.

Para Arcelio Sturm, morador da Vila Pioneiro, o novo espaço ficou muito bom. “Saúde é algo fundamental, ver uma nova estrutura como essa é muito importante e mostra que o poder público está preocupado com o bem estar da população”.

Homenagem

A Central de Especialidades homenageia o radialista Osvaldo Luiz Ricci, falecido em 6 de agosto 2013 em decorrência de complicações causadas pela diabetes. O comunicador nasceu no ano de 1945 na cidade de Ponta Grossa-PR. O radialista mudou-se para Toledo em 1967 e logo se apaixonou pela cidade.

O seu primeiro trabalho como locutor em Toledo foi na rádio Colmeia, hoje rádio Guaçu, emissora mais antiga do rádio local. Entre os anos de 1981 e 1990, Osvaldo Luiz passou pelas rádios Guaçu e União, onde ficou até o seu falecimento. O comunicador foi referência para quem acompanha e tem gosto pelo rádio, foi um dos mais respeitados profissionais do rádio de Toledo, além de muito admirado por seus colegas de profissão.

Durante a solenidade de inauguração, a viúva de Osvaldo Luiz Ricci, Alzira Ricci e os filhos foram homenageados, recebendo um buquê de flores. Os familiares visitaram todas as instalações da Central de Especialidades acompanhados pelo prefeito Lucio de Marchi.

Liliana Ricci uma das filhas de Osvaldo Luiz disse estar emocionada com a homenagem prestada ao seu pai. “Receber uma homenagem com esta é uma emoção muito grande para todos nós da família. Meu pai veio para Toledo e não quis mais sair da cidade mesmo recebendo várias propostas de emprego em cidades maiores. Ele amava esta cidade e passou todo esse amor para família. Receber uma homenagem dessas é algo maravilhoso para alguém que fez tanto por Toledo”.



Compartilhe:
Notícias relacionadas

Publicidade
Notícias mais lidas
Publicidade
Fale conosco
Integração, a sua rádio!
Uma programação preparada especialmente para você!
Rua Dom Pedro II - 1581 - Centro - Toledo PR
© 2018 | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw