Detalhes da notícia

Por Associação Toledana de GR | Postado em: 03/09/2019 - 08:26
Mostra traz ao Brasil música e dança paraguaia
Os clássicos e músicas brasileiras que integram as séries das atletas que fazem parte da equipe de Ginástica Rítmica de Toledo deram lugar no sábado, 31, aos ritmos e passos paraguaios nas danças e músicas do país vizinho.
Mostra traz ao Brasil música e dança paraguaia

Foi durante a XVII Mostra Cultural Hispano Americana, promovida pela Polys Idomas e Explorium Turismo. O evento trouxe a Toledo alunos do Colégio Experimental Paraguai Brasil e da Universidade Nacional de Assunción (UNA), que desenvolvem um projeto de difusão da cultura latino-americana. Neste ano a Mostra trouxe exclusivamente a cultura paraguaia, com suas músicas e danças marcantes.

Pais, atletas da equipe de rendimento e das escolinhas de ginástica rítmica, estudantes, entre eles uma comitiva de alunos de um colégio de Goioerê, entre outros apreciadores da cultura paraguaia prestigiaram a Mostra que já é tradicional em Toledo. Ela começou no ano 2000, através do antigo Hispano, que pretendia promover uma aproximação entre os países do Mercosul através da cultura. "Quando os jesuítas vieram para a região, com as missões jesuíticas,  foi através da cultura que os padres trabalharam com os índios que então ocupavam a região”, conta Rosan do Prado, sócio proprietário da Polys e da Explorium, e autor da iniciativa, relembrando um pouco da história da região.

Ele acredita que a aproximação através da  língua e da cultura pode estimular no futuro o surgimento de negócios, movimentando diversos setores da economia, razão pela qual, ano após ano, se empenha para a realização de nova edição da Mostra. A parceria começou com a prefeitura de Toledo, que cedia o espaço para a realização do evento, no Teatro Municipal. Neste ano, em função das obras de reforma do Teatro Municipal e da parceria iniciada há três anos com a Associação de Ginástica Rítmica, o evento foi realizado no ginásio de esportes, Centro de Treinamento da equipe.

Há três anos, o evento passou a destinar a bilheteria para a entidade, visando a manutenção do projeto de Ginástica Rítmica, que atende centenas de crianças, com iniciação ao esporte, e à equipe de rendimento, que já revelou e continua produzindo grandes talentos no esporte.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 29 anos de atuação no município, conta com as parceiras do Sesi e prefeitura de Toledo e  com patrocínio de O Boticário, Sanepar e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.   

 



Compartilhe:
Notícias relacionadas

Fale conosco
Integração, a sua rádio!
Uma programação preparada especialmente para você!
Rua Almirante barroso, 2018, CEP 85900-020 Centro Comercial Catedral, sala 18
© 2019 | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw