Detalhes da notícia

Por BIOPARK | Postado em: 17/03/2020 - 16:01
Biopark recebe pesquisadores canadenses para discutir avanços de parceria internacional
Projetos avançam nas áreas de alimentos funcionais e inovadores, e de biomateriais
Biopark recebe pesquisadores canadenses para discutir avanços de parceria internacional
Nos dias 12 e 13 de março o Biopark recebeu a visita dos pesquisadores Renée Michaud, Diretora Geral do INAF - Instituto de Nutrição e Alimentos Funcionais da Universidade Laval, e Denis Richard, Diretor do IUCPQ - Instituto Universitário de Cardiologia e Pneumologia de Quebec. Na ocasião, foi discutido o andamento dos projetos de pesquisa realizados através do acordo de colaboração entre o Biopark e as Instituições daquele país.
Os representantes canadenses foram recepcionados pelo Presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi, pela Diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Josélia Larger Manfio e pelo Consultor do Biopark no Canadá, François Godbout. Durante os dois dias, eles cumpriram uma agenda que incluiu apresentação in loco dos projetos de pesquisa realizados nos laboratórios do Biopark, visita às instalações do campus da UFPR Toledo e reuniões com representantes da UFPR e da UTFPR.
Atualmente o Biopark desenvolve com os canadenses projetos de pesquisa que envolvem um laboratório de estudo de doenças sociais crônicas e um laboratório de biomateriais, que também conta com a parceria das instituições UFPR, UTFPR e Hospital Erasto Gaertner. “Já avançamos bastante para a criação dos laboratórios e agora estamos na fase de estruturar as equipes, juntamente com os demais parceiros. Os laboratórios foram montados e serão ampliados de acordo com a demanda”, explica Luiz Donaduzzi.
A pesquisadora Renée Michaud relembra que em 2018 o INAF assinou um protocolo de colaboração com o Biopark, o qual deu início a uma estrutura de pesquisa colaborativa entre Quebec e Brasil, permitindo a capacitação de estudantes, profissionais e pesquisadores para a prevenção e tratamento de doenças sociais crônicas através do desenvolvimento de alimentos funcionais e produtos inovadores. “Na nossa visita, pudemos visualizar os avanços tecnológicos e científicos realizados desde o início da nossa colaboração, em especial, no projeto ‘Efeitos benéficos do fruto camu camu’ - os resultados obtidos são muito promissores. A visão de futuro dos fundadores do Biopark, aliada a dedicação das equipes científicas envolvidas, são os fatores responsáveis pelo sucesso dessa parceria. Essa colaboração é para nós motivo de orgulho”, comenta.
Para Denis Richard, o potencial do Biopark impressiona. “Estou muito admirado pela qualidade e pela abrangência da iniciativa, mais ainda, pelo futuro promissor dos projetos com nosso Instituto, Universidade Laval, Biopark e seus parceiros universitários”, destaca.
Luiz Donaduzzi frisa ainda que o Parque pretende avançar em parcerias internacionais para atrair iniciativas na área de pesquisa e inovação. “Estamos elaborando um modelo de cooperação internacional para trazer laboratórios também de outros países para Toledo”.


Compartilhe:
Notícias relacionadas

Publicidade
Notícias mais lidas
Publicidade
Fale conosco
Integração, a sua rádio!
Uma programação preparada especialmente para você!
Rua Almirante barroso, 2018, CEP 85900-020 Centro Comercial Catedral, sala 18
© 2020 | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw