Detalhes da notícia

Por ACIT | Postado em: 17/11/2020 - 09:06
Pesquisa indica que haverá menor contratação temporária e boa expectativa de vendas para o natal
Pesquisa indica que haverá menor contratação temporária e boa expectativa de vendas para o natal

Para medir a expectativa de lojistas para contratação de trabalhadores temporários e o volume de vendas para o Natal de 2020, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), com iniciativa da Diretoria Institucional, realizou uma pesquisa online no período de 27 de outubro a 8 de novembro.

Contratação de mão de obra temporária

Dos lojistas entrevistados, 65% informaram que não irão contratar mão de obra temporária para fim deste ano. Destes, 49% indicaram que o quadro de funcionários é suficiente para o acréscimo sazonal de demanda e 18% declararam que não haverá necessidade de contratações temporárias.

Em contrapartida, 21% dos lojistas entrevistados indicaram que irão contratar trabalhadores temporários. Na média, aproximadamente três funcionários serão contratados por estabelecimento, com grande possibilidade de efetivação da vaga (75%), após o período. Essas contratações, segundo os empresários, ocorrerão, na maioria, entre a primeira quinzena de novembro (69%) e a primeira quinzena de dezembro (19%).

Dos lojistas entrevistados, 14% ainda não decidiram até a data da realização da pesquisa, se haverá contratação temporária.

A pesquisa mostrou que o segmento a contratar mais temporários será o comércio varejista de roupas, calçados e acessórios, tradicional nessa época de fim de ano.

Quanto aos principais pré-requisitos apontados para o preenchimento da vaga, foram identificados, o comportamento proativo, com 30%, disponibilidade de horário, com 30% e experiência na função, com 16%.

O diretor Institucional da Acit, Diego Bonaldo, comenta que em relação às características comportamentais elencadas para o futuro funcionário, numa escala de 1 a 10, sendo 10 o mais importante, as três principais foram: responsabilidade, comunicação e respeito. “Ressalta-se, porém, que todas as sete características pesquisadas ficaram acima da nota 9, o que demonstra a alta exigência e excelência do empresário para realizar a contratação da mão de obra, ainda que inicialmente temporária.”

Expectativas de venda

O resultado da pesquisa, quanto às vendas para o final deste ano, aponta que 52% dos lojistas esperam resultados melhores que do último ano. “Os lojistas esperam uma data comemorativa positiva e com receita maior que a do ano passado, porém tem certo receio de uma intenção de compra mais retraída e cautelosa, considerando o cenário atual da pandemia”, comenta o diretor Institucional, Diego Bonaldo.



Compartilhe:
Notícias relacionadas

Publicidade
Publicidade
Fale conosco
Integração, a sua rádio!
Uma programação preparada especialmente para você!
Rua Almirante barroso, 2018, CEP 85900-020 Centro Comercial Catedral, sala 18
© 2020 | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw